domingo, 6 de fevereiro de 2011

ENCONTRE AS FORÇAS DO AMOR FAMILIAR

E... VIVA-AS

ESTA VISÃO RENOVADORA DAS RELAÇÕES FAMILIARES AUXILIA NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS ENTRE CASAIS, PAIS, FILHOS E PARENTES

(LIVRO ESCRITO POR GLORIA LUZ CANO MARTÍNEZ)

EDITORA PAULINAS

CARO LEITOR,

SE SUA PERGUNTA É: "QUAL É A UTILIDADE DESTE LIVRO?", A RESPOSTA É SIMPLES: ELE É INDICADO PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E A RENOVAÇÃO DA VIDA FAMILIAR. O CONTEÚDO A SEGUIR VAI MODIFICAR SUA VISÃO DA FAMÍLIA E MELHORARÁ SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.

ALÉM DISSO, VOCÊ RENOVARÁ SEUS SENTIMENTOS E DESCOBRIRÁ O QUE É A CONSCIÊNCIA FAMILIAR...

É UMA NOVA FORMA DE ENTENDER AS RELAÇÕES ENTRE PAIS, FILHOS, IRMÃOS E PARENTES QUE TRANSFORMA A PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA. UMA VISÃO ORIGINADA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DOS DESTINOS DE MILHARES DE FAMÍLIAS DO MUNDO INTEIRO.

SUA PROPOSTA É QUE ELAS RETORNEM À SIMPLICIDADE E CONSEQUENTEMENTE, A UMA ORDEM NATURAL. ASSIM COMO TUDO NO UNIVERSO, DESDE AS PLANTAS ATÉ AS ESTRELAS, TEM SEU LUGAR E É REGIDO PELAS PRÓPRIAS LEIS, AS FAMÍLIAS IGUALMENTE SE GUIAM POR ORDENS CONSTANTES, NAS QUAIS CADA UM DEVE OCUPAR O LUGAR QUE LHE COMPETE.

ESSAS ORDENS DETERMINAM UMA MELHOR FLUÊNCIA DA ENERGIA FAMILIAR, QUE É UMA "HERANÇA EMOCIONAL" PASSADA ENTRE AS GERAÇÕES. É ALGO COMO UMA LEALDADE TRANSMITIDA DE MANEIRA SEMELHANTE À HERANÇA GENÉTICA DOS CABELOS CRESPOS OU DA PELE MORENA.

QUANDO AS LEIS FUNDAMENTAIS DA VIDA SÃO CONTRARIADAS, SURGEM OS CONFLITOS OU NÓS FAMILIARES QUE ACARRETAM CONSEQUÊNCIAS COMO ENFERMIDADES E OUTROS PROBLEMAS, ENTRE OS QUAIS, DEPENDÊNCIAS, ABANDONOS, SEPARAÇÕES, DISTÚRBIOS EMOCIONAIS E DIFICULDADES PRÓPRIAS DE CADA REDE FAMILIAR.

TALVEZ VOCÊ NUNCA TENHA REFLETIDO SOBRE ISSO. PORÉM AS FAMÍLIAS QUE VIVENCIAM CIRCUNSTÂNCIAS COMPLICADAS, EM QUE ALGUNS FATOS E COMPORTAMENTOS - ALCOOLISMO, TOXICOMANIA, ABANDONO, FALÊNCIA, SEPARAÇÃO, VIOLÊNCIA, SUICÍDIO OU MAUS-TRATOS - SE REPETEM CONSTANTEMENTE, DEMONSTRAM A EXISTÊNCIA DE TRANSFERÊNCIAS HERDADAS, OU SEJA, CONFLITOS PROVENIENTES DE GERAÇÕES ANTERIORES QUE, AO SEREM DESCOBERTOS E ENTENDIDOS, PODEM "SE QUEBRAR" E SE CURAR.

ESTUDOS CIENTÍFICOS CHEGARAM À CONCLUSÃO DE QUE TUDO O QUE UMA GERAÇÃO DEIXA INACABADO A SEGUINTE, SEM O SABER, PROCURA SOLUCIONÁ-LO. O QUE ESTÁ PENDENTE FICA RETIDO E SE MANIFESTA POSTERIORMENTE. A TRANSMISSÃO DE PROBLEMAS ENTRE AS GERAÇÕES CRIA CORRENTES DE DESTINO TRÁGICOS.

ESSA VISÃO DA ORDEM FAMILIAR, RESPALDADA NAS CONTRIBUIÇÕES DO RENOMADO TERAPEUTA ALEMÃO BERT HELLINGER, AJUDA AS FAMÍLIAS A SE TORNAREM MAIS RECEPTIVAS AO AMOR. SUAS APLICAÇÕES SÃO CONHECIDAS NOS CINCO CONTINENTES, JÁ QUE DEMONSTRAM EFEITOS POSITIVOS NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS.


CAPÍTULO 1


AS TRÊS LEIS DA ORDEM FAMILIAR

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM NUNCA TENHA PENSADO QUE O FATOR DETERMINANTE DAS BOAS RELAÇÕES NAS FAMÍLIAS ENTRE PAIS, ESPOSOS, AVÓS, TIOS E PRIMOS É O RESPEITO PELAS CONDIÇÕES ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TODO SER HUMANO.

PRIMEIRAMENTE, VALE CITAR QUE EXISTEM TRÊS CONSTANTES QUE REGEM AS NECESSIDADES DOS SERES HUMANOS:

1. O DIREITO À PROPRIEDADE;
2. O EQUILÍBRIO ENTRE AS AÇÕES DE DAR E RECEBER;
3. O RESPEITO ÀS LEIS DA ORDEM UNIVERSAL.

OS EFEITOS FAMILIARES APRESENTADOS QUANDO AS VARIÁVEIS SÃO CONTRARIADAS PERMITIRAM QUE HELLINGER RECONHECESSE QUE EM TODAS AS RELAÇÕES FAMILIARES OCORRE UMA ESPÉCIE DE ORDEM UNIVERSAL. E QUE, QUANDO ELA NÃO É SEGUIDA, SURGEM OS CONFLITOS INEVITÁVEIS.

AS ATITUDES DE RECONHECER O ESSENCIAL NAS RELAÇÕES, ACEITAR A VERDADE DAS OCORRÊNCIAS E AGIR COM BOM SENSO PERMITEM A SOLUÇÃO DE CONFLITOS FAMILIARES, COMO O DO SOGRO QUE NÃO ACEITA O GENRO E O EXCLUI; DO FILHO QUE FAZ AS VEZES DE "PARCEIRO" DA MÃE REJEITADA PELO PAI; DA FILHA QUE "ACOMPANHA" OU IMITA O AVÕ NAS ATITUDES AUTODESTRUTIVAS, ENTRE OUTROS.

NESTA OBRA, VOCÊ ENCONTRARÁ UM MODO DE LIDAR COM OS PROBLEMAS. A SOLUÇÃO ESTÁ NO RESTABELECIMENTO DO EQUILÍBRIO, NA AÇÃO DE CONSEGUIR QUE CADA UM SE SITUE NO DEVIDO LUGAR, COM A PRÓPRIA DIGNIDADE.

ATUALMENTE, SE VOCÊ VIVE ALGUMA SITUAÇÃO DE CONFLITO OU DESEJA ENCONTRAR ALÍVIO PARA A SUA PROBLEMÁTICA, A SOLUÇÃO ESTÁ EM AGIR DE ACORDO COM ESSE ORDENAMENTO, BASEADO NA LÓGICA NATURAL.

AS IMAGENS DE SOLUÇÃO QUE VOCÊ VAI CONHECER SÃO A CHAVE DO PROCESSO. UMA VISÃO INÉDITA DA SITUAÇÃO QUE AGE TANTO EM SUA CONSCIÊNCIA QUANTO NA FAMÍLIA. E... SEM QUE VOCÊ SE PROPONHA, NOVAS ORDENS ATUARÃO EM SUA VIDA, AS QUAIS LHE PERMITIRÃO QUE SEJAM REDEFINIDOS OS ENFOQUES FAMILIARES.

ESSE ESQUEMA ATUOU ENTRE MILHARES DE PESSOAS DAS MAIS DIVERSAS CULTURAS E CRENÇAS E REORIENTOU AS RELAÇÕES DE UM MODO SIMPLES E DESCOMPLICADO. ELE SE FUNDAMENTA NAS EXPERIÊNCIAS DE BERT HELLINGER, A PARTIR DO CAMPO DE AÇÃO E APLICAÇÃO PRÁTICA, E AINDA EM ESTUDOS CIENTÍFICOS, COMO A TEORIA SISTÊMICA DE PALO ALTO, DO INSTITUTO DE PESQUISAS DA CALIFÓRNIA; A TEORIA GESTÁLTICA, A ANÁLISE TRANSACIONAL, O TRAUMA DO NASCIMENTO, A TERAPIA PRIMAL, A TERAPIA BREVE, A TEORIA DOS CAMPOS MORFOGENÉTICOS, A PSICOTERAPIA FENOMENOLÓGICA, A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA E OUTROS FUNDAMENTOS TEÓRICO-CIENTÍFICOS.

IDÉIAS INOVADORAS

NASCIDO EM 1925 NA ALEMANHA, BERT HELLINGER É FILÓSOFO, PEDAGOGO E TERAPEUTA FAMILIAR. NOS ÚLTIMOS ANOS, DEDICOU-SE À SOLUÇÃO DE PROBLEMAS FAMILIARES. CONSEGUIU DIRECIONAR A PSICOLOGIA FAMILIAR A UM ENCONTRO COM O EQUILÍBRIO, MEDIANTE A EXTERIORIZAÇÃO DE FORÇAS INTERNAS QUE MOVEM A CONSCIÊNCIA E DETERMINAM NOSSOS ATOS PARA NOS SENTIRMOS BEM EM RELAÇÃO AO GRUPO.

ISSO É SEMELHANTE AO QUE CONHECEMOS COMO EMPATIA E ANTIPATIA, AS QUAIS ATUAM EM CONEXÃO COM AS ENERGIAS INTERIORES QUE MOVEM AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.

APÓS CONHECER AS TRÊS NECESSIDADES BÁSICAS DO SER HUMANO, HELLINGER SUSTENTA QUE PODEMOS VISUALIZAR O QUE OCORRE NA REALIDADE DAS FAMÍLIAS E DESCOBRIR A ORIGEM DO CONFLITO. COMO TERAPEUTA, ELE OBSERVOU QUE CERTAS SITUAÇÕES QUASE SEMPRE CONDUZIAM ÀS MESMAS CONSEQUÊNCIAS, INDEPENDENTEMENTE DO GRUPO FAMILIAR DE QUE SE TRATAVA.

NECESSIDADES INDIVIDUAIS

COMO O OBJETIVO DE ENTENDER O QUE FOI MENCIONADO ANTERIORMENTE, CONDUZA SUA MENTE PARA AS TRÊS NECESSIDADES ESTABELECEDORAS DA ORDEM NAS RELAÇÕES HUMANAS:

1. O VÍNCULO OU SENTIMENTO DE PROPRIEDADE DE UMA FAMÍLIA;
2. O EQUILÍBRIO ENTRE AS AÇÕES DE DOAR E RECEBER (PEGAR E OFERECER);
3. A MANUTENÇÃO DE UMA ORDEM NAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA, COMO HIERARQUIAS, NORMAS, CONVICÇÕES E TABUS FAMILIARES.

ESSAS CONDIÇÕES, DENOMINADAS POR HELLINGER DE ORDENS DO AMOR , CONDUZEM A UM EQUILÍBRIO INTERNO À MEDIDA QUE SÃO RESPEITADAS E OBSERVADAS.

A AÇÃO DE APLICÁ-LAS É COMO PÔR EM PRÁTICA UMA "AUTOTERAPIA". DE QUE MANEIRA ISSO PODE SER POSSÍVEL? COM A PERCEPÇÃO DE COMO ELAS AFETAM NOSSA VIDA E A CONSIDERAÇÃO DO DIREITO À PROPRIEDADE, AS EXCLUSÕES QUE EXISTAM EM NOSSA FAMÍLIA (QUER SEJAMOS NÓS, QUER SEJAM OUTROS INTEGRANTES), O EQUILÍBRIO ENTRE OS ATOS DE DAR E RECEBER ENTRE OS MEMBROS E O RESPEITO PELAS REGRAS DA ORDEM FAMILIAR QUE CONDUZEM À VINCULAÇÃO E Á LEALDADE.

OS EXERCÍCIOS APRESENTADOS VÃO LHE PERMITIR A ORGANIZAÇÃO DE SEUS PENSAMENTOS PARA RESOLVER CONFLITOS COM RAPIDEZ E EFICÁCIA. ELES ATUARÃO SEM QUE SEJAM PROPOSTOS EXPRESSAMENTE E AGIRÃO EM SUA VIDA DE MANEIRA DISCRETA E SILENCIOSA, A FIM DE PERMITIR-LHE A REDEFINIÇÃO DE ENFOQUES DE SITUAÇÕES PERTURBADORAS. SEJA PORQUE SEU CASAMENTO ANDA MAL, SEJA PORQUE SEU FILHO É USUÁRIO DE DROGAS, SEJA PELO MOTIVO DE SUA RELAÇÃO COM O PAI, A MÃE, O FILHO, A IRMÃ, A TIA.... SER INTOLERÁVEL, SEJA PORQUE, MESMO DEPOIS DE NAMORAR ALGUMAS VEZES, VOCÊ NÃO CONSEGUE CONSOLIDAR UMA VIDA A DOIS, SEJA PORQUE ESTÁ OPRIMIDO PELOS REVESES ECONÔMICOS, É HORA DE ANALISAR COMO ESTÃO SEUS VÍNCULOS FAMILIARES.

OS CONFLITOS COM UM DE SEUS PAIS, A COMPLICADA RELAÇÃO COM O FILHO MAIS VELHO OU SEU IRMÃO, AS DISCUSSÕES CONTÍNUAS COM A ESPOSA OU AS DISPUTAS COM O EX-PARCEIRO - TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO, ESTÁ RELACIONADO AO FATO DE QUE ALGUÉM NÃO ESTÁ NO DEVIDO LUGAR OU, TALVEZ, EXISTAM EM SUA FAMÍLIA ASSUNTOS OCULTOS NÃO RESOLVIDOS. VAMOS EXAMINÁ-LOS!

COMO MÉTODO INICIADOR DE RESTABELECIMENTO DE EQUILÍBRIO, VAMOS EXERCITAR NOSSA MENTE COM FRASES CONCILIADORAS. PARA UM TRABALHO MAIS PROFUNDO, HELLINGER CRIOU A TERAPIA DAS CONSTELAÇÕES FAMILIARES, QUE NO ORIGINAL ALEMÃO - AUF-STELLLUM FAMILIES - SIGNIFICA "PÔR NO LUGAR OS MEMBROS DE UMA FAMÍLIA."

O OBJETIVO DESTE LIVRO É FAZÊ-LO CONCENTRAR-SE EM UMA ATITUDE CONCILIADORA, PERMITINDO QUE SE SINTONIZE COM A NECESSIDADE DE DESFAZER NÓS FAMILIARES.

PARA CONSEGUI-LO, PRIMEIRAMENTE VAMOS DEFINIR QUEM PERTENCE À REDE FAMILIAR: OS PAIS, IRMÃOS E MEIO-IRMÃOS, OS AVÓS E BISAVÓS, OS FILHOS E ENTEADOS, OS EX-PARCEIROS E AS PESSOAS CUJO DESAPARECIMENTO, INFELICIDADE OU FALECIMENTO BENEFICIARAM ALGUÉM NO SISTEMA FAMILIAR. QUER ISSO LHE AGRADE, QUER NÃO, TODOS SÃO INTEGRANTES DE SUA FAMÍLIA.

O MESMO SE APLICA AOS AMANTES, EX-NAMORADOS, FILHOS OU PARENTES MORTOS, BEBÊS ABORTADOS, ESTUPRADORES, SEQUESTRADORES.... E ATÉ MESMO OS ASSASSINOS DE UM INTEGRANTE DA FAMÍLIA. ELES FAZEM PARTE DOS CONFLITOS DA REDE FAMILIAR, UMA VEZ QUE APARECEM COMO CAUSADORES DE ALGUM DESQUILÍBRIO OU PERROGATIVA.


( FIM DO CAPÍTULO 1)


CONTINUA........

Nenhum comentário:

Postar um comentário