segunda-feira, 28 de junho de 2010

MOTIVAÇÃO PARA MALHAR - A ARTE DE SE MOTIVAR :)



Resolvi publicar aqui algumas dicas para nunca mais abandonar as atividades físicas, que fazem bem não só pro corpo, mas pra a cabeça também. Lá vão:


- Primeiro de tudo: escolher uma atividade física prazeirosa e que possa ser mantida. Não adianta se matricular na ginástica se o horário da aula pode ser atropelado pelos seus compromissos, ou começar a fazer musculação se para você, aqueles aparelhos são um saco.

- Faça uma análise: você se sente que será mais fácil acordar mais cedo e praticar um exercício logo pela manhã, ou é muito melhor dormir um pouquinho a mais e deixar para malhar no horário do almoço ou à noite? Encaixe a atividade no seu momento de maior disposição.

- Tente entrar em uma academia. Você pode até se sentir um pouco deslocado nos primeiros dias, mas estar no meio daquele movimento serve como motivação.

- Não ponha a culpa do seu sedentarismo na falta de tempo. A saúde do seu corpo é uma prioridade! Lembre disso e procure acordar uma hora mais cedo, ou esquecer da dobradinha sofá/tv.

- Se tiver condiçõe$$$, contrate um personal trainer. Um profissional dedicado inteiramente a você potencializa os resultados e aumenta seu ânimo.

- Se for mulher,cólicas e menstruação não são cartão vermelho para a ginástica, pelo contrário: o exercício libera endorfinas e reduz o mal-estar causado pelo inchaço e variações hormonais.

- Não vá achando que, duas semanas depois de fazer meia hora de caminhada todo dia, você estará ostentando o físico da Daniela Cicarelli ou do Rambo,se for homem. Mudanças efetivas no corpo podem ser constatadas em cerca de dois ou três meses de atividade regular.

- Por isso mesmo, não se cobre muito e nem fique ansioso por um corpo malhado. Gradualmente, os benefícios da atividade física vão aparecer, não se preocupe! E quando você perceber, vai estar feliz e animado para continuar mantendo uma rotina ativa e saudável.



Sabemos que se sentir motivado a fazer exercícios físicos diariamente é uma tarefa árdua. Mas, fazer apenas aquilo que nos dá vontade e quando a temos é humanamente impossível.



A prática de esporte deve fazer parte da nossa rotina para termos uma vida saudável.

Mais dez dicas para você se sentir motivado a praticar seus exercícios diários.

1. Conhecer os benefícios dos exercícios físicos: nós somos mais motivados a fazer coisas que serão benéficas para nós. Quanto mais nós nos beneficiamos, mais nós ficamos entusiasmados. Por exemplo, se eu dissesse para você que te daria um milhão de dólares para você caminhar 30 minutos amanhã de manhã, você aceitaria? É lógico que você aceitaria! As vantagens do exercício não são tão convincentes como essa, mas elas são de grande estímulo! Você irá se beneficiar tremendamente do exercício consistente. Para muitas pessoas isso é muito motivante!

2. Crie sua lista pessoal de razões: deixe um pedaço de papel e uma caneta próximos de você por alguns dias. Anote CADA motivo que você lembrar para você querer ficar saudável, com um bom preparo físico e perder peso através de exercícios consistentes. Exemplo vida real: eu falei com uma senhora, há alguns meses atrás, que só conseguia encontrar duas razões para perder peso e ficar em forma. Eu pedi a ela que pensasse sobre o assunto por mais alguns dias, e ela trouxe uma lista com mais de 30 razões, dentre elas: ter mais energia para passar um tempo valioso com sua família à noite. Ser capaz de vestir todas as roupas do seu armário. Ser capaz de desfrutar uma vida longa e saudável. Ter tempo com suas crianças, seu marido e seus netos (eventualmente). Não se sentir desconfortável em público. Não ficar sem fôlego ao subir escadas. Ser capaz de fazer coisas "agitadas" com sua família e amigos. Ser capaz de brincar no chão com suas crianças. Ser capaz de vestir roupas bonitas. A lista dela continua, mas você pegou a idéia. Faça uma lista longa, extensa. Isto pode não parecer importante, mas é crítico você poder ler esta lista quando sua motivação para exercitar está diminuindo. É um modo poderoso para se sentir "re-motivado" rapidamente!

3. Se exercite com um amigo. Segundo as estatísticas, pessoas que fazem exercícios com amigos são mais bem sucedidas em se exercitar consistentemente. Você pode deixar cada um responsável. Saber que alguém espera por você para se exercitarem juntos pode ser uma grande motivação para você aparecer e concluir seu exercício!

4. O exercício deve ser a primeira coisa pela manhã, todas as manhãs. Se você está levando a sério essa história de se exercitar, então aja com seriedade sobre o assunto. Nossos corpos foram feitos para serem ativos em uma base diária e quando nós estamos ativos, todos os tipos de coisas maravilhosas acontecem. Nós conseguimos até saúde e boa forma! As pessoas que se exercitam de seis a sete dias na semana, sendo o exercício a primeira coisa que elas fazem pela manhã, são mais bem sucedidas em se exercitar consistentemente, do que aquelas que o fazem dois ou três dias por semana. Não precisa ser um treinamento gigantesco todos os dias. Vá lá fora e ande 30 minutos.

5. Treine para uma caminhada local de 5km ou 10km ou corrida na sua região. Isso pode ser uma grande motivação para o exercício numa base regular. Eu tenho visto muitas pessoas se transformarem de viciados em televisão em magros, quer dizer, máquinas de exercício, porque elas decidiram entrar e treinar para uma competição como esta. Não pense que você não consegue. Você pode fazer isso sim!

6. Dê uma recompensa a si mesmo! Por exemplo, negocie consigo mesma e estipule uma meta mensal. A cada meta conquistada se dê um presente.

7. Anote seus recordes: Anote seu tempo de exercício (em minutos) a cada dia. Anote o total de corrida para o mês e o ano. Calcule sua média de tempo de exercício por dia. Use algum grande objetivo.

8. Faça com que seu exercício seja o mais agradável possível. Por exemplo, se você caminha, você pode querer começar com um bom cassete ou CD player para ouvir música etc. Se você se exercita dentro de casa, você pode ver TV enquanto faz exercício. Por outro lado, você pode justamente preferir paz e tranqüilidade. Faça o que for para tornar o exercício mais agradável para você. Vai ser muito mais provável você se exercitar consistentemente se você gostar disso.

9. Use tênis apropriados para o exercício que você está fazendo. Ferimentos afetam seriamente sua motivação para os exercícios. A maioria das pessoas, especialmente aquelas que caminham e correm, usam seus tênis por muito tempo. Tênis gastos causam maior propensão a ferimentos.

10. Veja os resultados e receba elogios. Isso é realmente motivante! INVISTA NISTO!


( retirado de matéria de revista, não lembro qual agora :P)

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